MUSIC

borderliner é o primeiro disco do guitarrista de blues paulistano filippe dias

ALBUM //

BORDERLINER

Lançado em fevereiro de 2016, Borderliner é o primeiro trabalho solo do guitarrista santista radicado em São Paulo Filippe Dias. O encontro entre o músico e uma escritora, cujas letras eram órfãs de um arranjo, possibilitou que dor e desesperança fossem acolhidas e transformadas em música, originando um trabalho cuja inspiração provém do que há de mais sincero na existência humana: o blues de cada um.

O álbum, mixado analogicamente no Mosh Studios, transita pelas sonoridades clássicas do blues, jazz e R&B, no entanto com uma forma moderna capaz de agradar tanto puristas como entusiastas da música pop. Assim, Borderliner, ao mesmo tempo que foge do clichê “álbum de guitarrista”, é um prato cheio tanto para fãs do instrumento que buscam solos e timbres como para o ouvinte casual que busca musicalidade acima de virtuosismo.

Com produção de Amleto Barboni, o disco figurou em algumas listas de melhores de 2016, e conta ainda com a participação do organista austríaco Raphael Wressnig, além de Adriano Grineberg e grandes nomes do cenário do blues brasileiro.


 


FILIPPE DIAS TRIO

Constantemente apontado como um dos melhores trios de blues do país, Filippe Dias Trio é o trio de maior destaque no cenário do blues paulista.


A banda, que conta também com João Lopes na bateria e Enielse no contrabaixo, é conhecida por suas performances memoráveis, com apresentações que exploram ao máximo o feeling da livre expressão musical, e se tornou referência nacional, angariando seguidores por todo o país.

O repertório conta com músicas do 1o disco do artista e de ‘Live Sessions’, do trio, além de interpretações de clássicos do blues, transitando por suas diferentes vertentes, indo do tradicional ao moderno, do Chicago ao Texas, incorporando elementos do jazz e do boogie woogie. O setlist traz também canções do rock 50/60 e do soul e r&b que influenciaram a produção musical do artista, em repertório extenso que conta com músicas de Ray Charles, Stevie Wonder, Jimi Hendrix, Chuck Berry, Little Richard, Elvis, Eric Clapton, John Mayer, entre outros.

FD Trio integrou o line-up de importantes festivais de blues e jazz, como o Vale Music Festival (MG), O'Malley's Blues Festival, Tales from the Blues e Festival de Blues de Jacareí em 2018, o 14o Ilha Blues Internacional e o Festival Jazz na Serra, em Santo Antônio do Pinhal, em 2019 e, em 2021, o Festival Mais Verão em Santos e o Festival AMG. Ao longo desse período, integrou o cast de artistas para diversos eventos, como São Paulo Oktoberfest 2017, Music Show Experience 2018, Festival Gastronômico Iguatemi 2018/2019, Festival de Inverno The Square 2019, Salão Duas Rodas 2019, BMW Motorrad Experience 2019, Goose Island Bourbon Club, Goose Island SP Block Party, Kura entre outros. 

ACOUSTIC SESSIONS //

FILIPPE DIAS 

No show Acoustic Session, Filippe Dias transita pelo blues tradicional e moderno no formato voz e violão, reproduzindo com fidelidade o cancioneiro do delta do Mississippi, respeitando a linguagem que permeia o gênero sem fugir da originalidade na interpretação. Entre músicas de Robert Johnson, Skip James, Muddy Waters, Taj Mahal e Big Bill Broonzy, o artista intercala canções tradicionais do folk e blues-rock que influenciaram sua produção musical, em repertório extenso que conta com Blind Blake, Eric Clapton, Ray Charles, Jimi Hendrix, Bob Dylan, CSNY, Rolling Stones, Beatles, John Mayer, entre outros.

© 2018 by FILIPPE DIAS